Municípios potiguares recebem prêmio do Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) premiou 73 municípios potiguares que apresentaram melhora significativa na qualidade de vida de crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Veja a lista completa das cidades premiadas no final desta matéria.
De acordo com a agência da ONU, a premiação não levou em conta as cidades com melhores índices, mas sim as que apresentaram um avanço maior do que a média nacional no período, em indicadores ligados a saúde, educação e proteção contra a violência
O chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar, que atende o RN, ressaltou a importância dos profissionais de diferentes áreas durante a pandemia do Covid-19.
“Esses municípios venceram a pandemia. Os indicadores monitorados mostram como educadoras e educadores, profissionais de saúde e assistência social se dedicaram para garantir a qualidade de educação, saúde e assistência social depois da pandemia”, disse.
Entre os avanços citados pelo oficial do Unicef, está a recuperação da cobertura vacinal, drasticamente impactada pelos efeitos da pandemia. Nos municípios do RN certificados pelo Selo Unicef, a cobertura da Tríplice Viral D2 subiu de 53,8% para 69,5%, acima da média nacional.
Além disso, 115 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV) para acelerar a imunização das crianças.
A educação também apresentou bons resultados: 133 municípios potiguares alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), e 115 realizaram ações de enfrentamento à cultura do fracasso escolar no Ensino Fundamental em 2023 e 2024.
O estado também se destacou em outras áreas, como: Atenção à primeira infância, condições de higiene, oportunidades de estágios e aprendizagem, saúde mental, proteção contra violências e políticas sociais.
O evento de entrega da premiação acontece nesta yterça (19) na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em Natal, a partir das 8h. A cerimônia também contará com manifestações culturais lideradas pelas caravanas dos núcleos de cidadania de adolescentes dos municípios certificados.
Veja alguns dos resultados do RN:
- 153 municípios garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
- 115 municípios implementaram Programa de Lavagem de Mãos nas escolas
- 95 municípios realizaram atividades que geraram oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho para adolescentes e jovens
- 138 municípios implementaram fluxo de atendimento em Saúde Mental
- 126 municípios criaram Serviço de Apoio Psicossocial
- 114 municípios realizaram algum tipo de campanha de prevenção e resposta às violências
- 106 municípios implementaram os protocolos da Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), evitando revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência
- 107 municípios estabeleceram prioridade ao SUAS em suas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
- 111 municípios criaram núcleos de cidadania de adolescentes (NUCAs), fortalecendo a participação de meninas e meninos nas decisões que os afetam.
Confira as cidades potiguares premiadas:
- Jardim de Piranhas
- Jardim do Seridó
- Jucurutu
- Lagoa d'Anta
- Lagoa Nova
- Lagoa Salgada
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Martins
- Messias Targino
- Monte das Gameleiras
- Mossoró
- Nova Cruz
- Parazinho
- Parelhas
- Rio do Fogo
- Passa e Fica
- Passagem
- Pau dos Ferros
- Pedro Avelino
- Pedro Velho
- Pilões
- Poço Branco
- Portalegre
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Santa Cruz
- Santana do Seridó
- São Bento do Trairí
- São Francisco do Oeste
- São José de Mipibu
- São Paulo do Potengi
- São Vicente
- Serrinha
- Serrinha dos Pintos
- Sítio Novo
- Taboleiro Grande
- Tenente Laurentino Cruz
- Timbaúba dos Batistas
- Upanema
- Venha-Ver
- Vera Cruz
- Viçosa
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef que visa fortalecer as políticas públicas municipais direcionadas a crianças e adolescentes. Os municípios que aderem voluntariamente assumem o compromisso de priorizar essa agenda em suas políticas públicas.
No Rio Grande do Norte, o programa é conduzido pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).
A metodologia do programa envolve o monitoramento de indicadores sociais e a execução de ações que auxiliem os municípios no cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O resultado do Selo é fruto da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais, com atuação integrada e intersetorial. Na edição 2021-2024, participaram 2.023 municípios de 18 estados, dos quais 907 cumpriram todas as metas e foram certificados.